Curso e Treinamento para Operador de Transpaleteira Elétrica

Preparado para qualificar profissionais para que estejam habilitados a trabalhar com transpaleteira elétrica, o curso e treinamento elabora e coordena junto dos trabalhadores o aprendizado para o desenvolvimento e capacitação de operadores em transpaleteira.

Tanto instrutores quanto profissionais que realizam o curso, promovem o treinamento ilustrativo com apostilas, teórico e prático para todos os participantes. A formação no curso, transforma os alunos em profissionais capacidades para realizar os treinamentos e operar a transpaleteira elétrica.

Para quem necessita da habilidade para trabalhar com o maquinário, esta modalidade de curso e treinamento é uma das formas de regulamentar o seu uso, e também de facilitar os trabalhos futuros. Para saber mais, sobre o que o curso ensina, continue lendo.

O que é a transpaleteira elétrica?

A transpaleteira elétrica é um tipo de máquina muito usado em armazéns modernos, também chamado de transpalete, possui duas versões mais comuns, que é a transpalateira manual e a elétrica.

Se trata de um equipamento que tem como função movimentar em elevação, cargas mais pesadas. São equipamentos muito versáteis, usados para vários tipos de trabalho, como carga e descarga de caminhão, movimentação de paletes, contêineres, etc.

Também são usados em locais que precisam de posicionamento dentro de um armazém, por exemplo, onde unidades de carga são colocadas em empilhadeiras, para serem colocadas em lugares mais altos.

De uma forma geral, as transpaleteiras elétricas são máquinas essenciais e de um custo muito baixo que conseguem suprir uma série de necessidades, principalmente em atividades que precisam de armazenamento.

O operador precisa ser capacitado para trabalhar com o maquinário, e por isso, os cursos e treinamentos são tão importantes.

O que o curso precisa ter?

Quando for escolher um curso e treinamento de transpaleteira elétrica, se atente para saber se o curso tem o objetivo de ensinar e capacitar habilidades para a operação da máquina em movimentações de carga internas ou externas, dependendo da sua necessidade.

Tendo isso como o foco, além da segurança, a eficiência do curso e treinamento pode ser considerada relevante. O operador precisa ter uma carga horária de ensinamentos com o maquinário prático, e também aprender sobre segurança do trabalho, para evitar acidentes, saber fazer instalações necessárias e também a preservar o maquinário. Com isso, a produtividade na empresa pode ser muito melhorada.

Outro ponto importante de se avaliar no curso e treinamento de transpaleteira elétrica é sobre os aprendizados em ações preventivas. Para garantir a qualidade da atividade, o operador precisa aprender que a máquina é um aparelho de transporte de elevação de carga, e com isso, ele precisa ser usado apenas para isso.

Principais alertas

Antes de aprender a operar uma transpaleteira elétrica o funcionário ou operador precisa ler com atenção as instruções e o manual de segurança para esse tipo de procedimento. Isso faz com que não se perca tempo e nem rendimento dos estudos, e também aumenta a durabilidade do equipamento, já que os possíveis erros serão minimizados.

Principais características

O curso de transpaleteira elétrica ainda oferece um demonstrativo de práticas para o equipamento, que tem como objetivo elevar e movimentar cargas em diversos percursos, desde planos a nivelados, com e sem buracos. Os comandos são ensinados, assim como o acionamento de alavancas e demais dispositivos, incluindo o acomodamento e ergonomia.

Recomendações ao operador

Assegure-se de sempre treinar em um equipamento de boas condições e funcionamento. Antes de começar o curso e treinamento em transpaleteira elétrica familiarize-se com o equipamento e a máquina. Informe-se o máximo possível sobre a grade do curso e carga horária.

Saiba quais normas de segurança do trabalho o curso e treinamento em transpaleteira elétrica oferece, normalmente elas são:

  • NR 01
  • NR 06
  • NR 11
  • NR 12
  • NR 18

E sempre seguindo a ABNT para maior segurança das empresas e do novo operador qualificado.

Curso e Treinamento para Operador de Transpaleteira Elétrica qualificar os profissionais habilitados, para elaborar, coordenar e ministrar cursos para trabalhadores . Ministrar treinamentos para o desenvolvimento profissional de instrutores e multiplicadores de treinamento. Disponibilizamos treinamento teórico e ilustrativo, apostilado e prático ao participante com exercícios simulados. Desenvolver a capacidade necessária para a formação de instrutores, multiplicador de treinamento para operadores. Elaborar, coordenar e ministrar cursos para operadores que necessitam desenvolver trabalhos com maquinas .Esta modalidade inclui métodos e técnicas pedagógicas que facilitam o trabalho futuro do instrutor em campo. Oportunidade de aprender e ampliar os conhecimentos sobre a organização através das observações das rotinas. diárias, sistematização das aprendizagens para formação de instrutores multiplicadores de treinamentos.

O treinamento reveste-se de um conceito mais abrangente, em organizações modernas. sendo um processo de educação especializada, sistematizada e intencional, que visa iniciar, aperfeiçoar ou atualizar um determinado trabalho, conscientizando o empregado e conciliando os interesses e as necessidades das empresas modernas.

Conteúdo Programático

O que é treinamento,
O papel do Instrutor,
Perfil do Instrutor,
Responsabilidades do Instrutor,
Qualidades do Instrutor,
Habilidades do Instrutor,
Processo de treinamento,
Processo de aprendizagem,
Recursos para aprendizagem,
Planejamento da aula,
Dicas para uma apresentação de sucesso,
Regras de operação conforme NR11,NR12 do Min. Trabalho,
Regras básicas de operação,
Acidentes com transpaleteira ,
Causas e consequências,
Responsabilidades dos operadores civil e criminal,
Ponto de equilíbrio e capacidade,
Componentes mecânicos, hidráulicos, elétricos e alimentação,
Instalação e cuidados,
Manutenção do equipamento

Avaliação teórica,
Operação prática na transpaleteira,

Informações Adicionais:
Local: Curso em nossas instalações ou em company